Menu fechado

Comentários sobre a Depressão

Todos nós passamos por momentos de tristeza, sensação de culpa, angústia e falta de atenção ou memória, mas quando isso ocorre de forma intensa e recorrente pode ser uma depressão. Essa doença, que precisa de medicamentos específicos, será um dos problemas de saúde mais comuns até 2030, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, aproximadamente 5% da população mundial sofrem de depressão, sendo que no Brasil a estimativa é de 10%.

Depois dos 60 anos de idade, o risco de depressão apresenta forte componente biológico, pois o organismo tende a produzir mais a enzima monoaminoxidase — um neurotransmissor que em quantidades excessivas aumenta as chances do surgimento da doença. Alguns medicamentos, como as cortisonas, também podem desencadear depressão atípica.

O tratamento da primeira crise de depressão é muito importante, pois quando feito corretamente diminui as chances de retorno da doença. O uso de medicamentos antidepressivos poderá ser receitado pelo médico por um período de, pelo menos, três anos.

“Uma dosagem pequena de um antidepressivo é um problema, pois pode fazer com que a doença se torne crônica”, explica o médico. “Diferentemente do que muitos dizem, os medicamentos contra a depressão não causam dependência quando usados corretamente”, completa.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, aproximadamente 80% dos indivíduos que receberam tratamento contra a depressão terão um segundo episódio depressivo, sendo que a média desses episódios ao longo da vida é de quatro vezes.